Registro de Imóveis de Cachoeira do Sul

(51) 3630-3555
(51) 99500-3555

NOTÍCIAS

27 DE JUNHO DE 2019
Por que devo registrar meu contrato de locação no Registro de Imóveis?

Os contratos de locação de imóveis urbanos são regulamentados pela Lei nº. 8.245/91. Tais contratos geram diversas obrigações e direitos tanto para o locador como para o locatário. Geralmente, tais contratos são firmados entre as partes e “engavetados”, não sendo levados ao Registro de Imóveis, o que pode ser um complicador.

O auxílio das Imobiliárias é de suma importância nesse sentido, ao informar às partes as vantagens do registro do contrato de locação.

O Registro da locação na matrícula do imóvel

O contrato de locação pode ser objeto de registro na matrícula do imóvel que será locado (artigo 167, I, 3 da Lei 6.015/73). Para ser levado a registro, é necessário que no contrato conste de modo expresso a cláusula de vigência no caso de alienação do imóvel locado, ou seja, deverá constar em suas disposições que, se vendido a terceiro, o futuro proprietário será obrigado a respeitar a locação já vigente, conforme modelo abaixo:

“DA CLÁUSULA DE VIGÊNCIA: Acordam as partes que o presente contrato surtirá efeitos mesmo se este imóvel for alienado a outrem, que deverá respeitar o prazo aqui fixado, com o competente registro deste na matrícula do imóvel, para os fins do art. 167, I, 3, da Lei 6.015/73.”

Desta forma, o contrato sai da sua atuação no campo dos direitos obrigacionais, passando a produzir efeitos perante terceiros! Uma vez registrada a locação na matrícula do imóvel, nenhum indivíduo poderá alegar seu desconhecimento, uma vez que as informações do registro imobiliário são públicas, obrigando assim o possível adquirente a respeitá-lo.

O direito de preferência

Além do registro da locação na matrícula do imóvel, o contrato de locação também pode dar ensejo à averbação do direito de preferência (art. 167, II, 16 da Lei 6.015/73). Tal direito se refere à preferência de aquisição pelo locatário, isto é, tal direito consiste na garantia do locatário de ser notificado pelo locador no caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direito1s ou dação em pagamento do imóvel locado, oportunidade em que o locatário terá preferência para adquirir o imóvel, em igualdade de condições com terceiros (art. 27 da Lei 8.245/91).

Diferentemente da cláusula de vigência que deve ser expressa, o direito de preferência não depende de cláusula expressa no contrato. Ou seja, basta que o locatário leve ao Registro de Imóveis para averbação!

Das garantias

Por diversas vezes, o locatário não cumpre com as obrigações decorrentes do contrato de locação firmado, notadamente aquelas obrigações relativas ao pagamento dos valores devidos, causando assim prejuízos ao locador e também à imobiliária. Diante de tal situação, como forma de assegurar os direitos do locador, a lei estabelece que, ao celebrarem o contrato, as partes podem estabelecer uma garantia, caso as obrigações venham a ser descumpridas pelo locatário (art. 37 da Lei 8.245/91).

As modalidades de garantias estabelecidas pela lei são: a caução, a fiança, o seguro de fiança locatícia e a cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Dentre elas, a caução e a fiança são as modalidades de garantias mais utilizadas.

Pouco utilizada em relação à fiança, a CAUÇÃO LOCATÍCIA é uma excelente forma de garantia sobre determinado bem imóvel. Funciona assim: no contrato de locação, o locatário oferece outro imóvel como garantia para o caso de não cumprir com suas obrigações. Este imóvel pode pertencer ao próprio locatário ou a terceiro. Caso pertença a terceiro, este deve figurar no contrato de locação como caucionante, com firma reconhecida.

A caução que recai sobre bem imóvel deverá ser averbada na matrícula do respectivo imóvel dado em caução. Desta forma, o imóvel sobre o qual recai a caução passa a ser o imóvel caucionado e os seus proprietários, os caucionantes da locação. 

Vale dizer que tal averbação na matrícula do imóvel caucionado não tem o condão de tornar o imóvel indisponível, ou seja, o imóvel pode até ser vendido, mas a caução permanecerá vigente.

As partes contratantes podem eleger apenas uma das garantias. Se optarem pela caução, não podem estipular a fiança.

Em suma, quais as vantagens de registrar meu contrato de locação no Cartório?

Uma vez registrado, o contrato de locação passa a ter eficácia erga omnes, ou seja, ele terá eficácia perante todos, já que todas as informações levadas ao registro imobiliário são públicas, não podendo assim ninguém alegar sua ignorância ou desconhecimento. Logo, todos os atos relativos ao contrato de locação levados a registro tem como objetivo resguardar os direitos dos interessados, seja ele o locador ou o locatário, proporcionando assim uma maior segurança jurídica aos envolvidos.


Outras Notícias

Anoreg RS

19 DE ABRIL DE 2024
Ação promovida pela Anoreg/RS e Fórum de Presidentes em apoio aos cartórios do ES é concluída

Ao todo, mais de R$ 27 mil foram arrecadados entre pessoas físicas e pessoas jurídicas.


Anoreg RS

18 DE ABRIL DE 2024
Novo Código Civil: Senado recebe anteprojeto de juristas e analisará o texto

O Senado recebeu oficialmente nesta quarta-feira (17) o anteprojeto do Código Civil elaborado por uma comissão de...


Anoreg RS

17 DE ABRIL DE 2024
“A possibilidade de o cidadão acessar todos os serviços extrajudiciais direto de sua casa, do local de seu trabalho, ou onde estiver, é, muito além de uma comodidade, um fator de estímulo à segurança jurídica”

Desembargadora Fabianne Breton Baisch, corregedora-geral da Justiça do TJRS, fala, entre outros assuntos, do...


Anoreg RS

17 DE ABRIL DE 2024
Código Civil: conheça as propostas de juristas para modernizar a legislação

Senadores e deputados terão um ponto de partida avançado para debater e aprimorar o Código Civil (Lei 10.406, de...


Anoreg RS

17 DE ABRIL DE 2024
Decreto n. 11.995/2024 institui o Programa Terra da Gente e dispõe sobre a incorporação de imóveis rurais no âmbito da Política Nacional de Reforma Agrária

Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U. de 16/04/2024, Edição 73, Seção 1, p. 1), o Decreto n....


Anoreg RS

17 DE ABRIL DE 2024
Anoreg/RS e Fórum de Presidentes promovem reunião mensal para atualização de pautas da categoria

Coordenado pelo presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, encontro online aconteceu nesta quarta-feira (17/04).


Anoreg RS

16 DE ABRIL DE 2024
Dificuldade para registro da transferência do imóvel justifica emprego de usucapião

A ação de usucapião pode, excepcionalmente, ser utilizada para regularização de imóvel nos casos de...


Anoreg RS

16 DE ABRIL DE 2024
Receita Federal do Brasil divulga Instrução Normativa nº 2186/24 sobre apresentação da DOI por meio de plataforma web

Dispõe sobre a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI) e define regras para a sua apresentação.


Anoreg RS

15 DE ABRIL DE 2024
Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a...


Anoreg RS

13 DE ABRIL DE 2024
Nota de pesar – Anoreg/RS e Fórum de Presidentes comunicam o falecimento do Registrador Paulo Heinrich

Um colega dedicado, que doou seu tempo para sedimentar a história da atividade registral gaúcha, deixando em...